António Passaporte
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/AMM/AP
Tipo de título
Atribuído
Título
António Passaporte
Datas de produção
1940
a
1960
Dimensão e suporte
vidro e pelicula; 640 imagens
Entidade detentora
Arquivo Municipal de Mafra
História administrativa/biográfica/familiar
António Passaporte nasceu em Évora a 24 de Fevereiro de 1901 e faleceu em Lisboa a 18 de Fevereiro de 1983 com 81 anos. Filho de José Pedro Braga Passaporte, nascido a 18 de Agosto de 1877 fotógrafo em Évora, com 18 anos ingressa na Escola Ferreira Borges em Lisboa onde conclui o curso comercial. António Passaporte casa em 1936 com Gregória Ascención Calleja Romero. Fotográfo profissional tendo iniciado a sua carreira em Madrid na década de vinte na firma Charles Alberty para a qual veio a percorrer Espanha e Argentina, fotografando diversos monumentos. Desenvolveu igualmente trabalho para o então Ministério da Cultura e do Turismo de Espanha, General Primo de Riveira para a propaganda turistica. Mais tarde veio a lançar a a edição de postais em Espanha com o nome Loty. Durante a Guerra Civil alista-se voluntariamente nas Brigadas Internacionais como fotógrafo no final da guerra trabalha como reporter fotográfico para a revista Transmisiones. Com o fim da guerra regressa a Portugal em 1939 trabalhando em diversas encomedas destacando-se a Philips, Fábrica Nacional, SNI e Câmara Municipal de Lisboa que viria a encomendar em diversos trabalhos. Iniciou em 1940 a produção de postais ilustrados a preto e branco. Nos seus estúdios na rua Luciano Cordeiro a produção atingia cerca de 1960, 60 mil postais encomendados.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Aquisição proposto por unanimidade em reunião de Câmara dia doze de Abril em 1996. A aquisição pela Câmara Municipal de Mafra dos negativos referentes a Mafra e Ericeira pelo valor de 300.000$00, a Rodolfo Passaporte, filho de António Passaporte.
Âmbito e conteúdo
As imagens representam o Palácio Nacional de Mafra (interior e exterior), Esculturas, Jardim do Cerco, Museu de Arte Sacra e Tapada de Mafra, Ericeira.
Sistema de organização
Organização por tipo de suporte.
Características físicas e requisitos técnicos
Papel, vidro e película
Notas de publicação
Referência bibliográficaANTÓNIO, passaporte - Postais de Lisboa/Post-Cards of Lisbon. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa - Departamento de Património Cultural - Divisão de Arquivos: Arquivo Fotográfico. 11 p.
Notas
A atribuição dos títulos na secção bilhetes postais é formal respeitanto as legendas.