Bem-vindo
Arquivo Municipal de Mafra

O arquivo e as câmaras municipais são indissociáveis, nascem e crescem lado a lado. As primeiras referências sobre o arquivo do Concelho de Mafra surgem cedo, com a designação de “arca do concelho” (primeira referência em 1671), onde se guardava o “cofre dos pelouros” e os documentos mais importantes na fundação e governança da terra – entre os quais os forais, tombos, posturas municipais, contratos de arrematação, etc., ficando à guarda do escrivão da Câmara.

Em determina altura os Paços do Concelho deixaram de ter espaço suficiente para o arquivo da instituição, existindo na segunda metade do século XIX relatos sobre o arrendamento de uma casa para albergar o respetivo “cartório”. Por esta altura os efeitos das reformas administrativas, concretamente a de 24 de outubro de 1855, foram sentidos na incorporação dos cartórios/arquivos dos extintos concelhos da Azueira, Carvoeira, Cheleiros, Enxara dos Cavaleiros, Ericeira e Gradil, a par dos cartórios/arquivos das respetivas Administrações do Concelho, no arquivo da Câmara Municipal de Mafra.

Nas últimas décadas do século XIX e, sobretudo, no século XX os arquivos ganham novas dimensões concetuais, nomeadamente a histórica e a cultural. O século XXI trouxe aos arquivos novas competências, o da preservação da memória coletiva. O reconhecimento desse papel contribuiu para o enriquecimento do arquivo do Município de Mafra, por via de doações e depósitos de coleções e de arquivos particulares, de natureza vária, como fotografias, gravuras, cartazes, postais, entre outros (ver catálogo).

Destaques

Documentos em destaque

 

Aceite o convite e colabore connosco na descoberta do concelho de Mafra com imagens e documentos inéditos ou emblemáticos (mais)

Exposições

 

Mafra 500 anos. Os Forais e os Concelhos (mais)

Descubra os antepassados

 

Surpreenda-se numa viagem aliciante de conhecimento à origem da sua família (mais)

Projetos culturais

 

Conheça a herança cultural do concelho de Mafra em projectos de âmbito local, nacional e internacional. (mais)

Notícias

Disponibilização online dos livros de registo das sisas e receitas das sisas dos bens de raiz entre aos anos de 1739-1836.

Encontram-se disponíveis para consulta online 11 livros, relativos aos registo das sisas e registos receitas das sisas dos bens de raiz entre aos anos de 1739-1836 da competência do Juiz de Fora de Mafra, enquanto responsável pela arrecadação do imposto régio.

Disponibilização online dos livros de testamentos, índices e aberturas de testamentos do Administrador do Concelho de Mafra 1834-1941

Encontram-se disponíveis para consulta online livros de testamentos, índices e aberturas de testamentos do Administrador do Concelho de Mafra 1834-1941.

Disponibilização online de Boletins de Óbito relativos ao cemitério de Mafra entre aos anos de 1940-1970

Encontram-se disponíveis para consulta online os Boletins de Óbito relativos ao cemitério de Mafra entre os anos de 1940 a 1970. A pesquisa na base de dados Archeevo deve ser feita na área "Todos os Campos", com os termos, por exemplo, "Boletim óbito nome do falecido " ou " Boletim óbito coval número", podendo ser aplicados os filtros respeitantes às datas de produção e a documentos com imagem.

Mais notícias