Santa Casa Misericórdia de Ericeira

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Santa Casa Misericórdia de Ericeira

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AMM/SCME

Tipo de título

Atribuído

Título

Santa Casa Misericórdia de Ericeira

Datas de produção

1734-02-09  a  1916-12-25 

Entidade detentora

Arquivo Municipal de Mafra

História administrativa/biográfica/familiar

Instituída no dia 29 de Dezembro do ano de 1678, durante a regência de D.Pedro III, tendo como fundador Francisco Lopes. Assim, o contrato celebrado estipula a doação por parte do fundador de mil cruzados em rendas em propriedades por sua vez a Câmara e a população doação de terrenos, da capela do Espírito Santo e o produto da venda da rede marcada reverter a favor da Misericórdia.

Estatuto legal

A Santa Casa da Misericórdia da Vila da Ericeira (SCME) é uma Pessoa Coletiva de Utilidade Pública e tem personalidade jurídica civil, nos termos dos respetivos Estatutos, aprovados em Diário da República 125/90 SÉRIE III de 31 de Maio de 1990.

Âmbito e conteúdo

No âmbito do Protocolo de Colaboração entre o Município de Mafra e a Santa Casa da Misericórdia da Ericeira, datado de 27 de setembro de 2016, foram digitalizados e encontram-se disponíveis online oito Livros de Notas do tabelião da Ericeira, Pedro Franco Sueiro, anos de 1734 a 1763, assim como, três Livros de Róis de Confessados ou de Desobriga da Paróquia de São Pedro da Ericeira, entre 1791 e 1800, complementados por uma “Relação das famílias que habitam a vila e freguesia da Ericeira”, elaborada no ano de 1916.

Condições de reprodução

As condições de reproduções são as definidas na clausula Sétima constante no Protocolo de Digitalização clausula Sétima autorizando o MM a divulgar e reproduzir de imagens.

Idioma e escrita

Existência e localização de originais

Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia da Ericeira