Negativo. Salva Manuelina , oferecida ao General Joffre, de António Maria Ribeiro, por Fotografia Guedes

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Representação digital

Negativo.  Salva Manuelina , oferecida ao General Joffre, de António Maria Ribeiro, por Fotografia Guedes

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Negativo. Salva Manuelina , oferecida ao General Joffre, de António Maria Ribeiro, por Fotografia Guedes

Detalhes do registo

Nível de descrição

Documento simples   Documento simples

Código de referência

PT/AMM/AMR/FT/NG01/041

Tipo de título

Atribuído

Título

Negativo. Salva Manuelina , oferecida ao General Joffre, de António Maria Ribeiro, por Fotografia Guedes

Datas de produção

1921  a  1921 

Datas descritivas

s/d, 1921

Dimensão e suporte

17,8x23,8 cm

História administrativa/biográfica/familiar

A casa Fotografia Guedes foi fundada por Henrique António Guedes de Oliveira (1865-1932), em 1892, sendo o seu estabelecimento situado na Rua de Santa Catarina, nº 262, no Porto. A partir de 1905, contou com a colaboração de seu irmão Constantino Guedes, que durante algum tempo exerceu funções de operador na Casa Biel. O arquivo da Casa Guedes encontra-se no Arquivo Municipal do Porto.

Casa fotográfica

Fotografia Guedes, Rua de Santa Catarina, nº 262, Porto

Localidade

Localidade descritiva

Porto

Âmbito e conteúdo

Negativo fotográfico em vidro reproduzindo imagem de peça de ourivesaria, salva de prata em estilo neomanuelino, profusamente decorada, com a representação de embarcações (caravelas?) inscritas no medalhão central em sucessão de arcos conupiais, que por sua vez albergam arcos quebrados, entrelaçados e alternados com escudos de Portugal e das principais ordens militares, Ordem de Cristo e de Santiago, bem como da esfera armilar, compondo a cercadura que constitui a orla. No fundo, lê-se a inscrição: "Ao Marechal Joffre, Cidade do Porto, 13 de Abril de 1921", sendo a peça da autoria do escultor cinzelador António Maria Ribeiro. De acordo com informação registada no cartão secundário da prova correspondente (PT-AMM-AMR-FT-PR02-073), trata-se de uma salva oferecida pela cidade do Porto ao Marechal Joffre aquando da sua visita a Portugal e a fotografia é da autoria da Casa Fotografia Guedes.Marechal Joseph Joffre (1852-1931), general francês durante a 1ª Guerra Mundial, responsável pela vitória dos Aliados na Batalha do Marne, foi nomeado Marechal de França, em 1916. A peça ter-lhe-á sido oferecida aquando da sua visita a Portugal, em 1921, tendo participado, em representação do Governo francês, na inauguração do Monumento ao Soldado desconhecido, em memória dos portugueses que perderam a vida na 1ª Guerra Mundial, sito no Mosteiro da Batalha.

Cota atual

PT-AMM-AMR-FT-NG01-041 / AM - Arm. B - Cx. 2

Cota original

Caixa 6 - Foto 39

Cota antiga

OSB.12814

Idioma e escrita

Características físicas e requisitos técnicos

Vidro.Razoável stado de conservação.

Unidades de descrição relacionadas

Prova correspondente: PT-AMM-AMR-FT-PR02-073

Notas de publicação

Referência bibliográficahttp://balcaovirtual.cm-porto.pt/PT/cultura/arquivos/arquivomunicipal/arquivosprivados/arquivof(...) TRANCOSO, Teresa Maria Pinto, "Um estudo sobre a obra de António Maria Ribeiro: cinzelador, ourives, escultor e desenhador portuense. 1889-1962", Dissertação de Mestrado em Artes Decorativas, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 2009, p.111.

Notas

O Marechal Joseph Joffre veio a Portugal em 1921, para a inauguração do monumento ao soldado desconhecido (Mosteiro da Batalha), pelo que a peça é anterior.