Plano de classificação

Arquivo da Casa Sobral

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Arquivo da Casa Sobral

Detalhes do registo

Nível de descrição

Subsecção   Subsecção

Código de referência

PT/AMM/CFLLTV/AMSMA-ACS

Tipo de título

Formal

Título

Arquivo da Casa Sobral

Datas de produção

1807  a  1816-09-19 

Dimensão e suporte

30 registos; 280 imagens

História administrativa/biográfica/familiar

Após a explusão dos Jesuítas dos territórios portugueses, decretada pelo marquês de Pombal, em 1759, todos os seus bens foram confiscados pela Coroa, inclusive Monte Agraço.Quando, em 1770, Joaquim Inácio da Cruz arrematou, em praça pública, os bens e direitos do reguengo de Monte Agraço passou a ser detentor de um conjunto de códices factícios, composto por documentos referentes aos anteriores donatários: os bispos de Évora e o Colégio do Espírito Santo, da mesma cidade.Estes documentos, originais e traslados, confirmam a posse de bens e direitos e regulavam a vida administrativa de Sobral de Monte Agraço, do século XIII até à explusão da Companhia de Jesus, já no século XVIII. Além do seu valor histórico, os documentos tinham também um valor informativo e probatório, como as medições e demarcações do reguengo, as escrituras de aforamento e de arrendamento. A esta documentação juntou-se, progressivamente, a que foi produzida pela Casa Sobral, após a referida arrematação. É constituída, na sua maior parte, por documentos referentes ao património e ao exercício de actividades individuais de alguns dos seus membros, visto serem a base económica e social da Família. Ao longo do tempo, o Arquivo da Casa Sobral foi sendo enriquecido, também, por documentos provenientes de outras famílias, unidas pelo casamento.No Arquivo da Casa Sobral encontram-se os documentos relativos aos morgados, alguns dos quais receberam, posteriormente, títulos nobiliárquicos. Este facto pode estar relacionado com a instituição do morgado, que prevê a concentração do património da família nas mãos de uma única pessoa, normalmente o filho primogénito, e por conseguinte a reunião da documentação no mesmo local. A documentação existente no Arquivo da Casa Sobral compreende um período cronológico bastante amplo, desde o século XII até finais do século XX.

História custodial e arquivística

Quando se iniciaram os trabalhos de tratamento do Arquivo da Casa Sobral, em Junho de 2002, a documentação encontrava-se disposta em maços, sem qualquer organização, mas em bom estado de conservação.Apenas estavam descritos os 4 tomos, o Livro de Privilégios e o Livro de Bulas (que pertenceram aos antigos donatários: bispos de Évora e Colégio do Espírito Santo) que continham no início um índice dos documentos relativos a Sobral de Monte Agraço.Além dos documentos acima referidos encontrou-se, ainda, um conjunto documental referente à posse e administração da propriedades em Sobral, Almeirim e noutros locais, cotados e descritos em pequenas fichas, mas sem qualquer critério de organização aparente. O trabalho de organização do arquivo foi precedido de um estudo sobre a Família Sobral e da elaboração da sua árvore genealógica que ajudou a compreender e enquadrar os documentos encontrados.Com o decorrer dos trabalhos de organização e descrição documental definiram-se as barreiras cronológicas, optando-se por tratar todos os documentos anteriores a 1934, ou seja, até à morte de Luís Braamcamp Sobral, 4.º Conde de Sobral, visto o conteúdo da documentação posterior a esta data não ser de interesse público, mas sim do foro privado. Na impossibilidade de aplicar, previamente, um plano de classificação, devido à heterogeneidade documental, tornou-se pertinente a descrição individual dos documentos. Elaboraram-se então fichas de recolhas de dados, das quais constavam as seguintes campos: detentor e designação do documento, para posterior classificação, data e assunto. Findo este trabalho, e tendo presentes as diferentes tipologias documentais, foi elaborado um plano de classificação, que tentou manter a unidade e integridade da documentação. Desta forma, procurou-se seguir o princípio da proveniência e ordem natural da documentação, ou seja, agrupar os documentos relativos ao exercício das diferentes actividades da Família e/ou das pessoas, de maneira a preservar as relações entre os mesmos.O plano de classificação do Arquivo da Casa Sobral inicia-se com uma secção dedicada aos bispos de Évora e Colégio do Espírito Santo: Donatários de Sobral de Monte Agraço.Quanto à organização da documentação produzida pela Família Sobral, compreende uma secção chamada Genealogia e Heráldica e outra designada Sobral de Monte Agraço, que reúne toda a documentação que respeita à vila, como documentos relativos aos morgados, ao ordenamento administrativo e judicial, a construções e beneficiações e à Igreja de Nossa Senhora da Vida.A secção Gestão Patrimonial contém a documentação referente à posse, administração e transmissão de bens e direitos pela Família, ao longo dos anos. Segue-se a secção designada Gestão Financeira, que engloba documentos relacionados com a actividade económica de Família, mais concretamente contabilísticos e relativos a empréstimos, hipoteca e quitação de capitais.Surgem, depois, as secções referentes às actividades individuais dos elementos da Família, que incluem documentação de função pública e privada, bem como documentos pessoais. O plano de classificação contempla ainda uma secção referente às Actividades Individuais da Família Alagoa, pelo facto dos seus elementos também descenderem da Família Cruz.Por fim, constituíram-se duas secções, uma para os inventários e róis de documentos encontrados no arquivo e outra para a documentação que não se conseguiu relacionar com a Família Sobral.Posteriormente à elaboração do plano de classificação, procedeu-se à ordenação dos documentos dentro das séries constituídas, na sua maior parte seguindo o critério cronológico, embora se utilizasse, também, o alfabético. Finalmente, atribuíram-se cotas arquivísticas aos documentos.

Idioma e escrita

Características físicas e requisitos técnicos

Bom estado de conservação.

Instrumentos de pesquisa

CARAPINHA, Rute e OLIVEIRA, Sandra - "Inventário do Arquivo da Casa Sobral". Sobral de Monte Agraço: Câmara Municipal do Sobral de Monte Agraço, 2005. 382 p.

Notas

Os dados que constam nos campos "Datas de produção" e "Dimensão e suporte" referem-se à documentação referenciada no âmbito do projecto.