Arquivo Municipal de Torres Vedras

Available actions

Reader available actions

 

Arquivo Municipal de Torres Vedras

Description details

Description level

Section   Section

Reference code

PT/AMM/CFLLTV/AMTV

Title type

Formal

Production dates

1802-11-20  to  1817-07-02 

Dimension and support

12 registos; 1797 imagens

Biography or history

As origens do Arquivo Municipal coincidem com o início do concelho de Torres Vedras, uma vez que o arquivo servia (e serve), em primeiro lugar, a instituição, sendo a sua documentação o reflexo do desenvolvimento das actividades quotidianas do município de Torres Vedras, desde a sua fundação.Torres Vedras obteve Carta de Foral de D. Afonso III, a 15 de Agosto de 1250, embora a vila e o termo já possuíssem uma organização municipal incipiente, pelo menos desde o reinado de D. Sancho I (1185-1211).No ano de 1744, o Arquivo da Câmara encontrava-se numa cela da prisão, no piso inferior dos Paços do Concelho. Um preso, procurando evadir-se, lançou fogo aos documentos, tendo ocorrido um incêndio no Arquivo, que levou à destruição quase total da documentação medieval e moderna do concelho.Em 1962, o Arquivo estava no Convento da Graça, onde funcionavam alguns serviços da Câmara Municipal de Torres Vedras, para ali mudados em 1958. Mais tarde, passou para o edifício do antigo hospital da Santa Casa da Misericórdia. Desde 1997, encontra-se nas instalações da Câmara Municipal de Torres Vedras, na Avenida Cinco de Outubro.

Scope and content

O Arquivo Municipal alberga o Fundo da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Câmara do Julgado da Ribaldeira, esta extinta em 1855, bem como outros fundos particulares. O documento mais antigo data de 1453. Tem Livros de Acórdãos/Actas desde 1596 e Livros de Registo da Câmara, desde 1602.

Access restrictions

Consulta presencial e on-line.

Conditions governing use

As constantes do Regulamento do Arquivo Municipal de Torres Vedras.

Old material language

Português

Language of the material

Notes

Os dados que constam nos campos "Datas de produção" e "Dimensão e suporte" referem-se à documentação referenciada no âmbito do projecto.