Fotografia de jarra sob o tema São Jorge a matar o dragão, por Platão Mendes

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Representação digital

Fotografia de jarra sob o tema São Jorge a matar o dragão, por Platão Mendes

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Fotografia de jarra sob o tema São Jorge a matar o dragão, por Platão Mendes

Detalhes do registo

Nível de descrição

Documento simples   Documento simples

Código de referência

PT/AMM/AMR/FT/PR02/304

Tipo de título

Atribuído

Título

Fotografia de jarra sob o tema São Jorge a matar o dragão, por Platão Mendes

Datas de produção

1940  a  1960 

Datas descritivas

s/d, século XX

Dimensão e suporte

11,3x8,3 cm

História administrativa/biográfica/familiar

Grande fotógrafo do seu tempo, foi autor do livro "Não fotografe ao acaso (pequeno guia do fotógrafo amador e profissional" (Editora Educação Nacional, Porto, 1967).

Casa fotográfica

Platão Mendes, Rua da Alegria, nº 553, Porto

Localidade

Localidade descritiva

Porto

Âmbito e conteúdo

Fotografia (prova a preto e branco) reproduzindo jarra com representação iconográfica de São Jorge a matar o dragão, em meio aquático, e de uma jovem, nua, aprisionada em rochedos. Peça assente sobre pequena base quadrangular. A iconografia está de acordo com uma das versões mais antigas da vida de São Jorge, segundo a qual "(...) um horrível dragão saía de vez em quando das profundezas de um lago e atirava fogo contra os muros de uma longínqua cidade do Oriente, trazendo morte com seu mortífero hálito. Para não destruir toda a cidade, o dragão exigia regularmente que lhe entregassem jovens mulheres para serem devoradas. Um dia coube à filha do Rei ser oferecida em comida ao monstro. O Monarca, que nada pôde fazer para evitar esse horrível destino da tenra filhinha, acompanhou-a com lágrimas até às margens do lago. A princesa parecia irremediavelmente destinada a um fim atroz, quando de repente apareceu um corajoso cavaleiro vindo da Capadócia, montado em um cavalo branco, São Jorge. Destemidamente, enfrentou as perigosas labaredas de fogo que saíam da boca do dragão e as venenosas nuvens de fumaça de enxofre que eram expelidas pelas narinas do monstro. Após um duro combate, finalmente São Jorge venceu o terrível dragão, com sua espada de ouro e sua lança de aço." Deverá ser uma fotografia de Platão Mendes, tendo em conta o carimbo do mesmo existente no verso de fotografia relacionada.

Cota atual

PT-AMM-AMR-FT-PR02-304 / AM-Arm. D

Cota original

Inv. 11.618-152

Cota antiga

OSB. 8.954

Idioma e escrita

Características físicas e requisitos técnicos

Papel impresso.Razoável estado de conservação, lligeira curvatura do suporte, sujidades.Limpeza manual a seco com pêra de soprar.

Unidades de descrição relacionadas

PT-AMM-AMR-FT-PR02-309

Notas de publicação