Fotografia de Salva "Renascença Italiana ou Prato Alexandre o Grande", de António Maria Ribeiro

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Representação digital

Fotografia de Salva "Renascença Italiana ou Prato Alexandre o Grande", de António Maria Ribeiro

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Fotografia de Salva "Renascença Italiana ou Prato Alexandre o Grande", de António Maria Ribeiro

Detalhes do registo

Nível de descrição

Documento simples   Documento simples

Código de referência

PT/AMM/AMR/FT/PR02/158

Tipo de título

Atribuído

Título

Fotografia de Salva "Renascença Italiana ou Prato Alexandre o Grande", de António Maria Ribeiro

Datas de produção

1920  a  1930 

Datas descritivas

s/d, século XX

Dimensão e suporte

Cartão secundário e fotografia: 22,9x17,6 cm

Casa fotográfica

s/i

Âmbito e conteúdo

Fotografia (prova a preto e branco) de salva de linguagem neorenascentista, denominado "Salva Renascença italiana ou Prato Alexandre o Grande", com esfinge de figura masculina e orla decorada com arabescos, da autoria de António Maria Ribeiro, conforme atesta assinatura da peça, no escudo junto à figura. Ao nível inferior, junto às marcas de contraste, encontra-se gravado "Reis- Porto", de modo que aquando da realização desta peça, António Maria Ribeiro ainda era ourives na Casa Reis. A peça foi fotografada sobre fundo neutro escuro.A Casa Reis foi fundada em 1880, no Porto, por António Alves Reis, tornando-se mais tarde na Casa Reis & Filhos, depois de os seus 2 filhos, Serafim e Manuel Reis, enveredarem pelo mesmo ofício. Trabalhava sobretudo para Portugal e Espanha. Em 1893, a Casa Reis & Filhos recebeu o título de ourives honorário da Casa Real Portuguesa. Apostou muito no profissionalismo, preparando muito bem os seus artifices e colocando profissionais muito competentes na direcção. Participou na organização dos I e II Congressos de Ourivesaria Portuguesa, em 1925 e 1926, integrando respectivamente a Comissão de Honra e a Comissão Nacional. Ao nível do tipo de produção, especializou-se em peças revivalistas, neogóticas e, sobretudo, neomanuelinas, religiosas e civis, com maior destaque para as de carácter historicista, em particular as que foram executadas por António Maria Ribeiro que, pelo menos, desde 1915 já lá trabalhava, vindo a ser o seu director artistico durante muitos anos. Participou em inúmeras exposições nacionais e internacionais. Aquando da Grande Exposição Industrial Portuguesa em Lisboa, em 1932, já António Maria Ribeiro tinha as suas próprias oficinas de cinzelagem e fundição. A partir da década de 40', as referências à sua actividade começam a rarear, tendo cessado a mesma por essa altura (Trancoso, 2009, pp.51-55).

Cota atual

PT-AMM-AMR-FT-PR02-158 / AM-Arm. D

Cota original

inv. 11.618-50

Cota antiga

OSB. 8.913

Idioma e escrita

Características físicas e requisitos técnicos

Papel impresso e cartão secundário. Razoável estado de conservação, ligeiro espelho de prata, riscos, sujidades, manchas na emulsão. Limpeza a seco com pêra de soprar.

Notas de publicação

Referência bibliográficaTRANCOSO, Teresa Maria Pinto, "Um estudo sobre a obra de António Maria Ribeiro: cinzelador, ourives, escultor e desenhador portuense. 1889-1962", Dissertação de Mestrado em Artes Decorativas, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 2009, pp.51-55, 116.

Notas

O cartão secundário foi cortado à dimensão da fotografia.