Fotografia de salva "Carlos Leoncio Magalhães", de António Maria Ribeiro, por Fotografia Guedes

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Representação digital

Fotografia de salva "Carlos Leoncio Magalhães", de António Maria Ribeiro, por Fotografia Guedes

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Fotografia de salva "Carlos Leoncio Magalhães", de António Maria Ribeiro, por Fotografia Guedes

Detalhes do registo

Nível de descrição

Documento simples   Documento simples

Código de referência

PT/AMM/AMR/FT/PR02/133

Tipo de título

Atribuído

Título

Fotografia de salva "Carlos Leoncio Magalhães", de António Maria Ribeiro, por Fotografia Guedes

Datas de produção

1930  a  1940 

Datas descritivas

s/d, século XX

Dimensão e suporte

22x16,2 cm

História administrativa/biográfica/familiar

A casa Fotografia Guedes foi fundada por Henrique António Guedes de Oliveira (1865-1932), em 1892, sendo o seu estabelecimento situado na Rua de Santa Catarina, nº 262, no Porto. A partir de 1905, contou com a colaboração de seu irmão Constantino Guedes, que durante algum tempo exerceu funções de operador na casa Biel. O arquivo da Casa Guedes encontra-se no Arquivo Municipal do Porto.

Casa fotográfica

Fotografia Guedes, Rua de Santa Catarina, nº 262, Porto

Localidade

Localidade descritiva

Porto

Âmbito e conteúdo

Fotografia (prova a preto e branco) de salva (prata?) com retrato identificado de "Carlos Leôncio Magalhães", decorada, no fundo, com grãos de café e canas de açúcar, numa alusão à sua actividade enquanto fazendeiro e defensor da produção de café. A Salva está assinada por António Maria Ribeiro, com a indicação "desenhou, modelou e cinzelou/ Porto". Peça fotografada sobre mesa (?) coberta por tecido, sobre fundo neutro claro. No verso, carimbo da casa fotográfica "Fotografia/ Guedes/ Porto/ Cliché....". Carlos Leôncio Magalhães (1875-1931), grande fazendeiro brasileiro, nasceu em Araraquara (Estado de São Paulo). Participou com seu pai, Carlos Baptista de Magalhães, abastado fazendeiro, comerciante e banqueiro de Araraquara, em 1902, numa revolta monárquica na região. Colaborou na administração das fazendas de seu pai e veio a criar outras novas. Estabeleceu a Companhia Paulista de Comércio e Finanças e organizou uma Companhia de Imigração. Em 1912, muda-se para São Paulo, onde investiu em prédios e influênciou a política paulista, sobretudo no que diz respeito à defesa da produção de café, através da publicação de artigos em jornais e da sua actuação na Sociedade Rural Brasileira, da qual foi director. O seu fundo documental encontra-se depositado na Unidade Especial de Informações e Memória do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade de São Carlos, Brasil.

Cota atual

PT-AMM-AMR-FT-PR02-133 / AM-Arm. D

Cota original

Inv. 11618-89

Cota antiga

OSB. 9.088

Idioma e escrita

Características físicas e requisitos técnicos

Papel impresso. Razoável estado de conservação, ligeiro espelho de prata, vincos, ligeira curvatura, sujidades, riscos, manchas. Limpeza a seco com pêra de soprar.

Unidades de descrição relacionadas

PT-AMM-AMR-FT-PR02-132

Notas de publicação

Referência bibliográficahttp://balcaovirtual.cm-porto.pt/PT/cultura/arquivos/arquivomunicipal/arquivosprivados/arquivof(...) Rosane Siqueira Teixeira e Karl Monsme (org.), Fundo Carlos Leôncio Magalhães. Catálogo, Dados e Documentos, 2, UEIM, Centro de educação e Ciências Humanas, universidade Federal de S. Carlos, S. Carlos (Brasil), 2006; (http://www.ueim.ufscar.br/92640CDA-689B-4816-A199-6D28E92374C2/FinalDownload/DownloadId-ACEE97B(...))