Fotografia de grupo, Claire Salles e família de José Maria Raposo de Sousa d'Alte Espargosa

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Fotografia de grupo, Claire Salles e família de José Maria Raposo de Sousa d'Alte Espargosa

Detalhes do registo

Nível de descrição

Documento simples   Documento simples

Código de referência

PT/AMM/AMR/FT/PR02/029

Tipo de título

Atribuído

Título

Fotografia de grupo, Claire Salles e família de José Maria Raposo de Sousa d'Alte Espargosa

Datas de produção

1900  a  1920 

Datas descritivas

s/d, século XX, década de 10' (?)

Dimensão e suporte

Cartão secundário: 21,4x27,1 cm; Fotografia: 12,3x17,5 cm

Âmbito e conteúdo

Fotografia (prova a preto e branco) de um grupo, ao ar livre, provavelmente um jardim (fundo de vegetação arbórea), onde se identifica ao centro, vestida de negro, Claire Salles (1863-1934), filha mais velha de Gustav Eiffel, rodeada de algumas pessoas, entre as quais se identificam membros da família Raposo de Sousa d'Alte Espargosa. A composição divide-se em dois planos: primeiro plano composto por 8 pessoas sentadas em banco e cadeiras e o segundo plano por 6 pessoas, encontrando-se as primeiras 5 a contar da esquerda sentadas na balaustrada que os separa, e a 6º pessoa atrás desta e debruçada sobre a mesma, apoiada com os braços. Esquema do primeiro plano: 1ª linha: homem sentado no chão (não identificado); 2ª linha: sentados em cadeiras, uma jovem e um menino, não identificados; 3ª linha, um homem e uma senhora não identificados, Claire Salles (ao centro), Maria de Jesus Xavier de Figueiredo e Melo Oriol Pena (mãe de José Maria Raposo de Sousa d'Alte Espargosa), e uma menina; 4ª linha, uma jovem, Bernardim Raposo de Sousa d'Alte Espargosa (pai de José Maria Espargosa), outra jovem e dois homens; na 5º linha: à direita, um homem, não identificado. Cartão secundário decorado com cercadura Arte Nova, gravada, a envolver a fotografia.

Cota atual

PT-AMM-AMR-FT-PR02-029 / AM-Arm. D

Cota original

OSB.8.771

Idioma e escrita

Características físicas e requisitos técnicos

Papel impresso, retocado (colorido ?) após revelação. Danificado, marcas circulares na emulsão [marcas de sensibilização (?)], lacunas na emulsão, espelho de prata, desvanecimento, riscos, sujidades. cartão secundário com foxing, sujidades, manchas. Limpeza a seco com pêra de soprar (fotografia) e com borrachas artgum (cartão secundário).

Unidades de descrição relacionadas

PT-AMM-AMR-FT-PR02-066

Notas

A existência de várias fotografias de Claires Salles neste espólio e fotografias retratando-a juntamente com algumas pessoas da familia Raposo de Sousa d'Alte Espargosa, nomeadamente, Bernardim e Maria de Jesus, pais de José Maria, como é o caso desta, mostra que a família de Eiffel mantinha relações com esta família. Com efeito, Gustav Eiffel viveu em Portugal entre1875 e 1877, para acompanhar a construção da Ponte D. Maria Pia no Porto, e a sua empresa teve presença assídua no país até 1882 por causa da construção de outras pontes, sobretudo sobre o rio Douro. Note-se que um primo de José Maria Espargosa era engenheiro, Francisco de Paula Raposo de Sousa d'Alte Espargosa (1882-1963).