Fototipia. Retrato de uma senhora (Claire Salles), por Roessinger-Jeanneret
Nível de descrição
Documento simples
Código de referência
PT/AMM/AMR/FT/PR02/027
Tipo de título
Atribuído
Título
Fototipia. Retrato de uma senhora (Claire Salles), por Roessinger-Jeanneret
Datas de produção
1891
a
1913
Datas descritivas
s/d, posterior a 1891 e anterior a 1913
Dimensão e suporte
Capa: 40,5x31,7cm; Folha: 39x30,9cm; Área de impressão: 21,9x16,2cm
História administrativa/biográfica/familiar
Arnold Casimir Roessinger (1854, Couvet, Suiça -1913, Les Planches), fotógrafo, conhecido na sua carreira de fotógrafo por Roessinger-Jeanneret, em virtude de se ter casado com Marie Jeanneret, no ano de 1878, altura em que já aparece como fotógrafo na Comuna de Couvet. Em 1881, muda-se com a familia para Davos-Platz, onde fica com o atelier de Richard Friedel, em Villa Anna. Mais tarde, em 1891, vem a estabelecer-se em Montreaux, onde funda o Atelier de Fotografia Roessinger-Jeanneret, sita na Avenue du Kursaal, nº 23, a qual funcionará até à sua morte (1913). Participou em várias exposições, nomeadamente, Bruxelas (1893, medalha de ouro), Londres (1893, medalha de ouro, e 1894, Diploma de Honra) e Chicago (1894, Grande Prémio de Honra).
Casa fotográfica
Atelier de Fotografia Roessinger-Jeanneret, Avenue du Kursaal, 23, Montreux, Suiça
Localidade descritiva
Montreux, Suiça
Âmbito e conteúdo
Fototipia. Retrato de uma senhora a 3/4, sentada em cadeirão colocado de lado (vista do lado direito), que se identificou, por comparação com outros retratos, identificados, de Roessinger-Jeanneret e de outros fotógrafos, como sendo Claire Salles (1863-1934), a filha mais velha de Gustav Eiffel, casada (1885) com Adolphe Salles, engenheiro de minas que trabalhou com Eiffel no projecto e construção da Torre Eiffel. Roessinger-Jeanneret fotografou também Gustav Eiffel (1832-1923) e outros membros da sua família, como foi o caso do seu neto Georges Salles (1889-1966), filho mais novo de Claire e Adolphe Salles, proeminente Historiador de Arte, que veio a ser Director dos Museus de França (1945 a 1957) e Presidente do ICOM (Conselho Internacional dos Museus, entre 1953 e 1959). A fototipia, antecedida por folha de papel vegetal, encontra-se resguardada em capa na qual se vê pintado o monograma do fotógrafo, constituído pelas iniciais SRJ, estilizadas, com laçada de fita castanha na lombada a prender o conjunto. Na área de impressão, no canto inferior esquerdo, surge gravado o carimbo da casa fotográfica "Roessinger-Jeanneret/ - Montreaux -". Na folha, por baixo da área de impressão, à esquerda o monograma do fotógrafo pintado a lilás e à direita a assinatura de Roessinger-Jeanneret, a carvão. O rosto apresenta sinais de retoques.
Cota atual
PT-AMM-AMR-FT-PR02-027 / AM-Arm. D
Cota original
OSB.8.825
Características físicas e requisitos técnicos
Papel impresso, papel vegetal e fita de seda. Razoável estado de conservação, sujidades, manchas. Limpeza a seco com pêra de soprar.
Existência e localização de cópias
Existem mais duas cópias desta fototipia, sob as cotas PT-AMM-AMR-FT-PR02-025 e PT-AMM-AMR-FT-PR02-026.
Unidades de descrição relacionadas
Fototipia tirada na mesma ocasião, encontrando-se a retratada em pé, junto a uma coluna: PT-AMM-AMR-FT-PR02-028
Notas
A fototipia é posterior a 1891, data em que o fotógrafo se estabelece em Montreux e anterior a 1913, ano em que Roessinger-Jeanneret veio a falecer. A existência de várias fotografias de Claires Salles neste espólio e inclusive fotografias retratando membros da familia de José Maria Raposo de Sousa d'Alte Espargosa, nomeadamente os seus pais, com Claire Salles, mostra que a família de Eiffel mantinha relações com a família d'Alte Espargosa. Com efeito, Gustav Eiffel viveu em Portugal entre 1875 e 1877, para acompanhar a construção da Ponte D. Maria Pia no Porto, e a sua empresa teve presença assídua no país até 1882, por causa da construção de outras pontes, sobretudo sobre o rio Douro. Note-se que um primo de José Maria Espargosa era engenheiro, Francisco de Paula Raposo de Sousa d'Alte Espargosa (1882-1963).