Fotografia da escultura "Vaga da Glória, figura do Anjo da Pátria", de António Maria Ribeiro, por Fotografia Guedes
Nível de descrição
Documento simples
Código de referência
PT/AMM/AMR/FT/PR02/014
Tipo de título
Formal
Título
Fotografia da escultura "Vaga da Glória, figura do Anjo da Pátria", de António Maria Ribeiro, por Fotografia Guedes
Datas de produção
1922
a
1922
Datas descritivas
s/d, 1922
Dimensão e suporte
Cartão secundário: 32x39,8 cm; Fotografia: 20,9x28,6 cm
História administrativa/biográfica/familiar
A casa Fotografia Guedes foi fundada por Henrique António Guedes de Oliveira (1865-1932), em 1892, sendo o seu estabelecimento situado na Rua de Santa Catarina, nº 262, no Porto. A partir de 1905, contou com a colaboração de seu irmão Constantino Guedes, que durante algum tempo exerceu funções de operador na Casa Biel. O arquivo da Casa Guedes encontra-se no Arquivo Municipal do Porto.
Casa fotográfica
Fotografia Guedes, Rua de Santa Catarina, nº 262, Porto
Localidade descritiva
Porto
Âmbito e conteúdo
Fotografia (prova a preto e branco) reproduzindo escultura representando o "Anjo da Pátria" (uma Vitória) elevado numa onda que sustenta na crista um hidroavião (réplica do "Vera Cruz"), sendo visível na base em relevo, quatro embarcações quinhentistas. Peça fotografada de lado, sobre fundo neutro claro. Trata-se de peça comemorativa da travessia aérea do Atlântico por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, realizada em 1922, da autoria do escultor cinzelador António Maria Ribeiro, Propriedade do Museu da Marinha «Henrique Seixas» e fotografada pela casa Fotografia Guedes, conforme informações patentes no cartão secundário de prova relacionada (PT-AMM-AMR-FT-PR02-015). No cartão secundário encontra-se escrito, ao nível superior, "António Maria Ribeiro, escultor cinzelador, Ourivesaria d'Arte", e, ao nível inferior, a legenda "«Vaga da Glória» vista de perfil, a figura do Anjo da Pátria esculpida em marfim e bronze". Por baixo do canto inferior direito da fotografia, encontra-se o carimbo da casa fotográfica, no qual se lê "Phtª Guedes. Stª Catharina, 262 = Porto". No canto inferior esquerdo do cartão secundário, surge a inscrição "Lincoln - escreveu -".A peça "Vaga da Glória", foi apresentada ao publico, a 1ª vez, na Exposição na Sociedade de Geografia de Lisboa, em 1922 (Trancoso, 2009, p.81-82)
Cota atual
PT-AMM-AMR-FT-PR02-014 / AM-Arm. D
Cota original
Inv.11.618-26
Características físicas e requisitos técnicos
Papel impresso. Razoável estado de conservação, sujidades, riscos, manchas. Cartão secundário com rasgão (bordo esq. e sup.), vincos, foxing, sujidades e peq. perfurações. Limpeza a seco com pera de soprar e estabilização do cartão secundário com fita Filmoplast P.
Unidades de descrição relacionadas
PT-AMM-AMR-FT-NG01-130;PT-AMM-AMR-FT-NG01-131PT-AMM-AMR-FT-PR02-015
Notas de publicação
Referência bibliográficahttp://balcaovirtual.cm-Porto.pt/PT/cultura/arquivos/arquivomunicipal/arquivosprivados/arquivof(...) TRANCOSO, Teresa Maria Pinto, "Um estudo sobre a obra de António Maria Ribeiro: cinzelador, ourives, escultor e desenhador portuense. 1889-1962", Dissertação de Mestrado em Artes Decorativas, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 2009, p.81, 139,140.
Notas
Existe uma outra fotografia desta peça, de frente (3/4) sob a cota PT-AMM-AMR-FT-PR02-015 (e o negativo correspondente: PT-AMM-AMR-FT-NG01-130). A primeira travessia aérea do Atlântico, realizada pelos aeronautas Gago Coutinho e Sacadura Cabral num hidroavião monomotor, realizou-se no ano de 1922, sendo a peça "Vaga da Glória" coeva.