Fotografia de "Salva manuelina transfurada", por Fotografia Guedes

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Fotografia de "Salva manuelina transfurada", por Fotografia Guedes

Detalhes do registo

Nível de descrição

Documento simples   Documento simples

Código de referência

PT/AMM/AMR/FT/PR02/012

Tipo de título

Formal

Título

Fotografia de "Salva manuelina transfurada", por Fotografia Guedes

Datas de produção

1920  a  1932 

Datas descritivas

s/d, anterior a 1932

Dimensão e suporte

Cartão secundário: 41,7x32,8 cm; Fotografia: 23,1x17,9 cm

História administrativa/biográfica/familiar

A casa Fotografia Guedes foi fundada por Henrique António Guedes de Oliveira (1865-1932), em 1892, sendo o seu estabelecimento situado na Rua de Santa Catarina, nº 262, no Porto. A partir de 1905, contou com a colaboração de seu irmão Constantino Guedes, que durante algum tempo exerceu funções de operador na Casa Biel. O arquivo da Casa Guedes encontra-se no Arquivo Municipal do Porto.

Casa fotográfica

Fotografia Guedes, Rua de Santa Catarina, nº 262, Porto

Localidade

Localidade descritiva

Porto

Âmbito e conteúdo

Fotografia (prova a preto e branco) representando peça de ourivesaria, uma salva neomanuelina, com orla decorada em relevo mostrando elementos de micro-arquitectura gótica revivalista, esferas armilares e motivos vegetalistas. O fundo foi recortado e vazado em oito áreas, apresentando em recorte padrões vegetalistas que emolduram oito cruzes de Cristo. Peça da autoria do escultor cinzelador António Maria Ribeiro. Peça fotografada sobre fundo negro. No cartão secundário encontra-se escrito, ao nível superior, "António Maria Ribeiro, escultor cinzelador, Ourivesaria d'Arte", e, ao nível inferior, a legenda "«Salva manuelina transfurada» diametro 0,50cm". Por baixo do canto inferior direito da fotografia, encontra-se o carimbo da casa fotográfica, no qual se lê "Phtª Guedes. Stª Catharina, 262 = Porto". No canto inferior esquerdo do cartão secundário, surge a inscrição "Lincoln - escreveu -".

Cota atual

PT-AMM-AMR-FT-PR02-012 / AM-Arm. D

Cota original

Inv.11.618-20

Cota antiga

OSB.8.890

Idioma e escrita

Características físicas e requisitos técnicos

Papel impresso. Razoável estado de conservação, sujidades, riscos, manchas. Cartão secundário com pequenas perfurações, vincos, foxing, sujidades. Limpeza a seco com pera de soprar.

Unidades de descrição relacionadas

PT-AMM-AMR-FT-NG01-056

Notas

No centro da salva, a prata lisa, através de efeito espelho, permite vislumbrar a cara do fotógrafo e a máquina fotográfica.