Fotografia de par de vasos e galhetas, de António Maria Ribeiro, por Fotografia Guedes

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Fotografia de par de vasos e galhetas, de António Maria Ribeiro, por Fotografia Guedes

Detalhes do registo

Nível de descrição

Documento simples   Documento simples

Código de referência

PT/AMM/AMR/FT/PR02/006

Tipo de título

Atribuído

Título

Fotografia de par de vasos e galhetas, de António Maria Ribeiro, por Fotografia Guedes

Datas de produção

1920  a  1932 

Datas descritivas

s/d, anterior a 1932

Dimensão e suporte

Cartão secundário: 32x39,8cm; Fotografia: 11,8x17,1cm

História administrativa/biográfica/familiar

A casa Fotografia Guedes foi fundada por Henrique António Guedes de Oliveira (1865-1932), em 1892, sendo o seu estabelecimento situado na Rua de Santa Catarina, nº 262, no Porto. A partir de 1905, contou com a colaboração de seu irmão Constantino Guedes, que durante algum tempo exerceu funções de operador na casa Biel. O arquivo da Casa Guedes encontra-se no Arquivo Municipal do Porto.

Casa fotográfica

Fotografia Guedes, Rua de Santa Catarina, nº 262, Porto

Localidade

Localidade descritiva

Porto

Âmbito e conteúdo

Fotografia (prova a preto e branco) representando peças de ourivesaria, da autoria de António Maria Ribeiro, um par de vasos e galhetas respectivas que ao mesmo tempo constituem tampa dos vasos, para uso litúrgico, com iconografia relacionada com a Eucarístia (o Pão e o Vinho - corpo e sangue de Cristo), sendo os vasos decorados (na perspectiva visível nesta fotografia), um, de uma só pega, com cena de ceifa, cachos de uva e maçarocas de milho, e o outro, de duas pegas, com cena representando duas mulheres junto a uma fonte, envolta em motivos vegetalistas. Peças fotografadas em cima de uma mesa, sobre fundo neutro claro. No cartão secundário apenas se encontra, por baixo do canto inferior direito da fotografia, o carimbo da casa fotográfica, no qual se lê "Fotografia Guedes. Porto".

Cota descritiva

PT-AMM-AMR-FT-PR02-006 / AM-Arm. D

Cota original

Inv.11.618-33

Cota antiga

OSB.8.881

Idioma e escrita

Características físicas e requisitos técnicos

Papel impresso. Razoável estado de conservação, sujidades, riscos, manchas, lacuna na emulsão em toda a perifiria. Cartão secundário com ondulação, vincos, foxing, sujidades, peq. perfurações. Limpeza a seco com pera de soprar.

Unidades de descrição relacionadas

PT-AMM-AMR-FT-NG01-093; PT-AMM-AMR-FT-NG01-063; PT-AMM-AMR-FT-PR02-188 a 191

Notas de publicação

Referência bibliográficahttp://balcaovirtual.cm-Porto.pt/PT/cultura/arquivos/arquivomunicipal/arquivosprivados/arquivof(...) TRANCOSO, Teresa Maria Pinto, "Um estudo sobre a obra de António Maria Ribeiro: cinzelador, ourives, escultor e desenhador portuense. 1889-1962", Dissertação de Mestrado em Artes Decorativas, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 2009, p.154.