Fotografia de "Taça Concurso Hipico", de António Maria Ribeiro, por Fotografia Guedes

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Fotografia de "Taça Concurso Hipico", de António Maria Ribeiro, por Fotografia Guedes

Detalhes do registo

Nível de descrição

Documento simples   Documento simples

Código de referência

PT/AMM/AMR/FT/PR02/003

Tipo de título

Formal

Título

Fotografia de "Taça Concurso Hipico", de António Maria Ribeiro, por Fotografia Guedes

Datas de produção

1925  a  1925 

Datas descritivas

s/d, 1925.

Dimensão e suporte

Cartão secundário: 32,8x37,8cm; Fotografia: 23,1x29 cm

História administrativa/biográfica/familiar

A casa Fotografia Guedes foi fundada por Henrique António Guedes de Oliveira (1865-1932), em 1892, sendo o seu estabelecimento situado na Rua de Santa Catarina, nº 262, no Porto. A partir de 1905, contou com a colaboração de seu irmão Constantino Guedes, que durante algum tempo exerceu funções de operador na Casa Biel. O arquivo da Casa Guedes encontra-se no Arquivo Municipal do Porto.

Casa fotográfica

Fotografia Guedes, Santa Catarina, Nº 262, Porto

Localidade

Localidade descritiva

Porto

Âmbito e conteúdo

Fotografia (prova a preto e branco) representando peça de ourivesaria, uma taça em prata, de linguagem neoclassicista, com base circular em pedra, na qual se encontram chapa ovalada com legenda "concurso hípico oficial 1925" e chapa rectangular com a inscrição "Deliberação da Comissão executiva em sessão ordinária de 30 de Abril de 1925", as duas interligadas por guirlanda que remata ao nível superior com laço; a taça, em forma de urna, decorada na parte inferior por friso de motivos vegetalistas e ovalados, apresenta a meio friso com rosto feminino de perfil inserido em medalhão, ladeado por duas quadrigas em relevo. Deste saem duas pegas com a forma de cabeça de cavalo com rédeas. Ao nível superior, surge moldura com a inscrição "Taça da Câmara Municipal do Porto" sobrepujada pelo escudo de armas da cidade do Porto. Termina com um padrão de elementos vegetalistas espiralados e um padrão de óvulos e lancetas, ambos em relevo. No cartão secundário encontra-se escrito, ao nível superior, "António Maria Ribeiro, escultor cinzelador, Ourivesaria d'Arte", e, ao nível inferior, a legenda "«Taça concurso Hípico» executada para a Guarnição Militar do Porto, altura 0,80cm". Por baixo do canto inferior direito da fotografia, encontra-se o selo da casa fotográfica, no qual se lê "Phtª Guedes. Stª Catharina, 262 = Porto". No canto inferior esquerdo do cartão secundário, surge a inscrição "Lincoln - escreveu -".

Cota descritiva

PT-AMM-AMR-FT-PR02-003 / AM-Arm. D

Cota original

Inv. 11.618-30

Idioma e escrita

Características físicas e requisitos técnicos

Papel impresso. Razoável estado de conservação, sujidades, riscos, manchas. Cartão secundário com rasgões (bordos sup. e inf.), vincos, foxing, sujidades e pequenas perfurações. Limpeza a seco com pera de soprar e estabilização do cartão secundário com fita Filmoplast P.

Unidades de descrição relacionadas

PT-AMM-AMR-FT-NG01-078