Secretaria
Nível de descrição
Secção
Código de referência
PT/AMM/CMGRD/SEC
Tipo de título
Atribuído
Título
Secretaria
Datas de produção
1834-06-30
a
1839
Dimensão e suporte
2 liv.; papel
História administrativa/biográfica/familiar
A Secretaria Municipal, anteriormente designada como Cartório do Escrivão, concentra as funções ligadas ao expediente geral, averbamento da mais diversa documentação (certidões, atestados, licenças e fianças) e ainda as funções ligadas à contabilidade municipal e notariado, assim como é responsável pelo registo da demais documentação produzida pela vereação municipal. Ao Escrivão, mais tarde designado de Secretário (cargo de serventia vitalícia de acordo com as Ordenações Filipinas, Liv. 1, Tit. 71 e que o Código Administrativo de 1842 confirma) cabe a responsabilidade de garantir a boa regularidade da Secretaria, do Expediente e do Arquivo. Desempenha ainda as funções de Escrivão do Provedor do Concelho.
Data acumulação inicial
1834
Data acumulação final
1839
Âmbito e conteúdo
Inclui 2 livros de copiador de ofícios expedidos de 1834 a 1838 e 1 livro de registo de pagamentos de foros e juros.
Sistema de organização
Séries tipológicas ordenadas cronologicamente.