Comissão Recenseadora do Concelho da Azueira

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Comissão Recenseadora do Concelho da Azueira

Detalhes do registo

Nível de descrição

Subfundo   Subfundo

Código de referência

PT/AMM/CMAZU-CRECAZU

Tipo de título

Atribuído

Título

Comissão Recenseadora do Concelho da Azueira

Datas de produção

1837  a  1898 

Datas descritivas

1837-1998, 1837-1855, 1838-1855, 1842-1852

Dimensão e suporte

5 liv., 12 mç.

História administrativa/biográfica/familiar

As Comissões do Recenseamento segundo o Código Administrativo de 1842 (seção III, artigo 18) eram formadas por sete cidadãos propostos pelo respetivo presidente da Câmara da assembleia dos quarenta maiores contribuintes do concelho. Após a aprovação da proposta ficam eleitos os primeiros quatro da ordem da proposta, sendo presidente da Comissão o primeiro deles, e os outros três são eleitos pela restante minoria. Da mesma forma também se procedia à eleição de um vice-presidente e seis substitutos, para substituição nas faltas do presidente e dos mais membros da Comissão.

Data acumulação inicial

1837

Data acumulação final

1898

Âmbito e conteúdo

A documentação da Comissão de Recenseamento Eleitoral respeita às operações de recenseamento eleitoral de modo a atualizar anualmente os mapas e registos dos eleitores e elegíveis para os cargos paroquiais, municipais, e deputados às juntas distritais. Inclui 2 livros de atas da mesa da Comissão do Recenseamento Eleitoral do Concelho da Azueira, 3 livros de registo do recenseamento geral das pessoas nacionais e estrangeiras que residem na freguesia de São Pedro dos Grilhões (Azueira), 2 livros de registo do recenseamento geral dos eleitores e elegíveis, e 12 cadernos de registo do recenseamento eleitoral das freguesias da Azueira, Freiria, Gradil, Sobral da Abelheira, Trucifal, Enxara dos Cavaleiros/Enxara do Bispo, Milharado, Sapataria, pertencentes ao Concelho da Azueira.

Sistema de organização

Séries tipológicas ordenadas cronologicamente.

Idioma e escrita

Instrumentos de pesquisa

RODRIGUES, Maria de Lurdes - "Inventário das câmaras municipais extintas: Azueira, Carvoeira, Cheleiros, Enxara dos Cavaleiros, Ericeira e Gradil". Mafra: Câmara Municipal de Mafra, 2008. p. 43-63.Catálogo online do Arquivo Municipal de Mafra.