Comissão Recenseadora do Concelho da Azueira

Available actions

Reader available actions

 

Comissão Recenseadora do Concelho da Azueira

Description details

Description level

Subfond   Subfond

Reference code

PT/AMM/CMAZU-CRECAZU

Title type

Atribuído

Date range

1837  to  1898 

Descriptive dates

1837-1998, 1837-1855, 1838-1855, 1842-1852

Dimension and support

5 liv., 12 mç.

Producer

Comissão do Recenseamento Eleitoral do Concelho da Azueira

Biography or history

As Comissões do Recenseamento segundo o Código Administrativo de 1842 (seção III, artigo 18) eram formadas por sete cidadãos propostos pelo respetivo presidente da Câmara da assembleia dos quarenta maiores contribuintes do concelho. Após a aprovação da proposta ficam eleitos os primeiros quatro da ordem da proposta, sendo presidente da Comissão o primeiro deles, e os outros três são eleitos pela restante minoria. Da mesma forma também se procedia à eleição de um vice-presidente e seis substitutos, para substituição nas faltas do presidente e dos mais membros da Comissão.

Initial accumulation date

1837

Final accumulation date

1898

Scope and content

A documentação da Comissão de Recenseamento Eleitoral respeita às operações de recenseamento eleitoral de modo a atualizar anualmente os mapas e registos dos eleitores e elegíveis para os cargos paroquiais, municipais, e deputados às juntas distritais. Inclui 2 livros de atas da mesa da Comissão do Recenseamento Eleitoral do Concelho da Azueira, 3 livros de registo do recenseamento geral das pessoas nacionais e estrangeiras que residem na freguesia de São Pedro dos Grilhões (Azueira), 2 livros de registo do recenseamento geral dos eleitores e elegíveis, e 12 cadernos de registo do recenseamento eleitoral das freguesias da Azueira, Freiria, Gradil, Sobral da Abelheira, Trucifal, Enxara dos Cavaleiros/Enxara do Bispo, Milharado, Sapataria, pertencentes ao Concelho da Azueira.

Arrangement

Séries tipológicas ordenadas cronologicamente.

Old material language

Português

Language of the material

Other finding aid

RODRIGUES, Maria de Lurdes - "Inventário das câmaras municipais extintas: Azueira, Carvoeira, Cheleiros, Enxara dos Cavaleiros, Ericeira e Gradil". Mafra: Câmara Municipal de Mafra, 2008. p. 43-63.

Catálogo online do Arquivo Municipal de Mafra.