Negativo. Retrato de Maria de Jesus Xavier de Figueiredo e Melo Oriol Pena

Available actions

Reader available actions

 

Negativo. Retrato de Maria de Jesus Xavier de Figueiredo e Melo Oriol Pena

Description details

Description level

Simple document   Simple document

Reference code

PT/AMM/AMR/FT/NG01/001

Title type

Atribuído

Date range

1880  to  1890 

Descriptive dates

s/d, século XIX (década de 80'?)

Dimension and support

17,5x22 cm

Producer

s/i

Photo house

s/i

Scope and content

Negativo fotográfico em vidro reproduzindo dois retratos de uma jovem, lado a lado, na mesma chapa de vidro, denunciando reutilização do negativo (Ventura, 2003, p. 294). São, portanto, duas exposições em negativo fotográfico sobre vidro. A jovem é retratada em cenário pintado representando arquitecturas de gosto classicista envoltas em vegetação arbórea, complementado com varandim ricamente trabalhado e plantas, umas colocadas em vaso abaulado, decorado, e outras sobre amontoado de pedras, criado para o efeito. A jovem, ricamente vestida, de negro, com casaca de veludo acertuada e cingida ao corpo, saia de pregueados e arrepanhados, alternados em altura, e mantilha sobre a cabeça, envolta na zona do pescoço e colo, apoia a sua mão esquerda sobre o varandim e segura, com a direita, um leque timidamente aberto, o qual aparece também na imagem da direita, mas desenhado. As duas imagens são idênticas, variando apenas numa ligeira alteração de posicionamento do rosto, virando-se, na da direita, um pouco mais para o seu lado esquerdo e na existência do leque, conforme referido. Por comparação com retratos existentes neste espólio e outros, foi possível identificar a jovem retratada: trata-se de Maria de Jesus Xavier de Figueiredo e Melo Oriol Pena (Leiria, 1864 - ?), filha de Inácio Xavier de Figueiredo Oriol Pena e de Maria Teresa de Sousa Vadre de Santa Marta Mesquita e Melo. Casou com Bernardim Raposo de Sousa d'Alte Espargosa, em Santarém, no ano de 1886. Tiveram um único filho, José Maria Raposo de Sousa d'Alte Espargosa (1886-1974). Nestes retratos, aparenta ter perto de 20 anos, o que nos permite avançar uma proposta de datação dos mesmos: década de 80' do século XIX. Estes retratos, foram feitos na mesma altura que os retratos sob a cota PT-AMM-AMR-FT-NG01-002 e 125, e pelo mesmo fotógrafo, conforme atesta o vestuário da retratada, que se repete, e o cenário, que é o mesmo em dois dos casos, só mudando alguns elementos adicionais. Tendo em conta a composição da imagem (e a utilização da mesma cadeira no retrato PT-AMM-AMR-FT-NG01-002 e 125), coloca-se a hipótese de serem fotografias de Carlos Relvas, por causa da estética e da arquitectura do estúdio parcialmente visível no espécime PT-AMM-AMR-FT-NG01-125.

Description physical location

PT-AMM-AMR-FT-NG01-001 / AM - Arm. B - cx. 1

Previous location

OSB.8870

Old material language

Português

Language of the material

Physical characteristics and technical requirements

Vidro.

Danificado.

Related material

PT-AMM-AMR-FT-NG01-002 e 125

Publication notes

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=34341; VENTURA, Valter, "Luzes na Sombra: notas sobre a fotografia no espólio do Mestre Soares Branco", Boletim Cultural 2002, Câmara Municipal de Mafra, 2003, p.294 e 301.