António Passaporte

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

António Passaporte

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AMM/AP

Tipo de título

Atribuído

Título

António Passaporte

Datas de produção

1940  a  1960 

Dimensão e suporte

vidro e pelicula; 640 imagens

Entidade detentora

Arquivo Municipal de Mafra

História administrativa/biográfica/familiar

António Passaporte nasceu em Évora a 24 de Fevereiro de 1901 e faleceu em Lisboa a 18 de Fevereiro de 1983 com 81 anos. Filho de José Pedro Braga Passaporte, nascido a 18 de Agosto de 1877 fotógrafo em Évora, com 18 anos ingressa na Escola Ferreira Borges em Lisboa onde conclui o curso comercial. António Passaporte casa em 1936 com Gregória Ascención Calleja Romero. Fotográfo profissional tendo iniciado a sua carreira em Madrid na década de vinte na firma Charles Alberty para a qual veio a percorrer Espanha e Argentina, fotografando diversos monumentos. Desenvolveu igualmente trabalho para o então Ministério da Cultura e do Turismo de Espanha, General Primo de Riveira para a propaganda turistica. Mais tarde veio a lançar a a edição de postais em Espanha com o nome Loty. Durante a Guerra Civil alista-se voluntariamente nas Brigadas Internacionais como fotógrafo no final da guerra trabalha como reporter fotográfico para a revista Transmisiones. Com o fim da guerra regressa a Portugal em 1939 trabalhando em diversas encomedas destacando-se a Philips, Fábrica Nacional, SNI e Câmara Municipal de Lisboa que viria a encomendar em diversos trabalhos. Iniciou em 1940 a produção de postais ilustrados a preto e branco. Nos seus estúdios na rua Luciano Cordeiro a produção atingia cerca de 1960, 60 mil postais encomendados.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Aquisição proposto por unanimidade em reunião de Câmara dia doze de Abril em 1996. A aquisição pela Câmara Municipal de Mafra dos negativos referentes a Mafra e Ericeira pelo valor de 300.000$00, a Rodolfo Passaporte, filho de António Passaporte.

Âmbito e conteúdo

As imagens representam o Palácio Nacional de Mafra (interior e exterior), Esculturas, Jardim do Cerco, Museu de Arte Sacra e Tapada de Mafra, Ericeira.

Sistema de organização

Organização por tipo de suporte.

Idioma e escrita

Características físicas e requisitos técnicos

Papel, vidro e película

Notas de publicação

Referência bibliográficaANTÓNIO, passaporte - Postais de Lisboa/Post-Cards of Lisbon. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa - Departamento de Património Cultural - Divisão de Arquivos: Arquivo Fotográfico. 11 p.

Notas

A atribuição dos títulos na secção bilhetes postais é formal respeitanto as legendas.