Postal. 13 - Ericeira (Portugal) - Vista parcial desde o alto da Boavista

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Representação digital

Postal. 13 - Ericeira (Portugal) - Vista parcial desde o alto da Boavista

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Postal. 13 - Ericeira (Portugal) - Vista parcial desde o alto da Boavista

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Documento simples   Documento simples

Código de referência

PT/AMM/MFR/ICN/04/002/03

Tipo de título

Formal

Título

Postal. 13 - Ericeira (Portugal) - Vista parcial desde o alto da Boavista

Datas de produção

1940  a  1962 

Dimensão e suporte

8,7x13,9 cm

História administrativa/biográfica/familiar

António Pedro Passaporte nasceu em 24 de Fevereiro de 1901, filho do fotógrafo José Pedro Braga Passaporte, natural de Évora. Aqui permaneceu até 1911, altura da partida com seu pai para Angola, onde se terá iniciado na arte da fotografia.Apaixonado pelo teatro, quando regressou a Portugal participou em várias peças e mais tarde, em 1923, em filmes produzidos para cinema. No ano seguinte partiu para Madrid, onde iniciou a sua carreira de fotógrafo. Como vendedor de papéis fotográficos viajou por toda a Espanha e Argentina, registando paisagens e monumentos (muitas delas adquiridas pelo Ministério da Cultura e Turismo Espanhol para propaganda turística). Face ao sucesso obtido editou postais, assinando com o pseudónimo Loty, nome pelo que ficaria conhecido.Durante a Guerra Civil de Espanha ingressou nas Brigadas Internacionais como repórter fotográfico. Terminada a guerra, regressou a Portugal e continuou a sua actividade de fotógrafo com trabalhos de publicidade e arquitectura, retratos de artistas, etc. Em 1940 principiou a produção de postais ilustrados a preto e branco, destacando-se a edição dedicada à Exposição do Mundo Português, tendo também colaborado com o Secretariado Nacional de Informação, Cultura Popular e Turismo. Através da sua firma 'Fototécnica Loty' obtém autorização para fotografar o interior dos Palácios Nacionais, conseguindo o exclusivo para a venda dos postais nos próprios palácios. Retirou-se da fotografia em 1965, dedicando-se, a partir daí, a escrever as suas memórias e a investigar a história da sua família. Faleceu em 1983.(Fonte: http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=1202753)

Âmbito e conteúdo

13 - Ericeira (Portugal) - Vista parcial desde o alto da Boavista; Assinatura: Passaporte (bordo inf. dir.).No verso: Colecção Passaporte "Loty". Reprodução Proibida (centro);

Cota atual

PT-AMM-CMM-ICN 04-002.03 / AM-Arm. A-Album 5

Cota original

Inv.11.976

Cota antiga

PST.01.14

Idioma e escrita

Características físicas e requisitos técnicos

Papel impresso (Fotografia)Razoável estado de conservação, curvatura do suporte, manchas acastanhadas, vincos ligeiros e sujidades no suporte, dedadas, espelho de prata e sujidades na imagem.Limpeza manual com pêra de soprar.

Existência e localização de originais

PT-AMM-AP

Notas de publicação

Referência bibliográficaFonte: http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=1202753