Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço

Detalhes do registo

Nível de descrição

Subsecção   Subsecção

Código de referência

PT/AMM/CFLLTV/AMSMA-CMSMA

Tipo de título

Formal

Título

Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço

Datas de produção

1808  a  1814 

Dimensão e suporte

1 registo; 119 imagens

História administrativa/biográfica/familiar

Sobral de Monte Agraço é concelho Antigo, pertencente à comarca de Alenquer, mas cuja data de fundação se desconhece. Segundo Maria Micaela Soares, na obra "Sobral de Monte Agraço e o seu foral", a denominação de vila a Monte Agraço e a menção à sua Câmara aparecem pela primeira vez em 1503, num documento pertencente ao arquivo particular dos condes de Sobral. Recebeu Foral Manuelino dado em Évora a 20 de Outubro de 1519.Em 1821 o concelho incluía apenas a freguesia da sede, sendo-lhe anexada, em 1836, a freguesia de Santo Quintino, retirada do termo de Lisboa, e, mais tarde, já no final do século IXI, a freguesia de Sapataria, que antes pertencera aos concelhos de Arruda dos Vinhos e de Torres Vedras. Por Decreto de 24 de Outubro de 1855 o concelho é extinto e as suas freguesias anexadas ao de Arruda dos Vinhos, cuja sede é transferida para o Sobral em 1887. Arruda e Sobral surgirão como concelhos autónomos por Decreto de 22 de Março de 1890. Pela reforma da divisão administrativa do território nacional de 26 de Setembro de 1895, o concelho de Sobral de Monte Agraço é de novo extinto e, desta vez, anexado a Torres Vedras, para finalmente ser restaurado por Decreto de 13 de Janeiro de 1898.Actualmente integra as freguesias de Sobral de Monte Agraço, Santo Quintino e Sapataria.

Âmbito e conteúdo

Reúne documentação relativa à constituição e regulamentação do município, serviços administrativos, património, serviços financeiros, eleições, funções militares, controlo de actividades económicas, urbanismo, obras, serviços urbanos, saúde e assistência, educação e juntas de paróquia.

Condições de acesso

Consulta presencial e on-line.

Idioma e escrita

Instrumentos de pesquisa

MARIZ, José (coord.) - Concelho de Sobral de Monte Agraço. In "Recenseamento dos Arquivos Locais: Câmaras Municipais e Misericórdias”. Vol. 1 - Distrito de Lisboa. Lisboa: Ministério da Cultura/Arquivos Nacionais/Torre do Tombo. Inventário do Património Cultural Imóvel, 1995. p. 189-197.

Notas

Os dados que constam nos campos "Datas de produção" e "Dimensão e suporte" referem-se à documentação referenciada no âmbito do projecto.