Javascript is not enabled

Available services

Partilhar

Paróquia de São Pedro

Description level
Subsection Subsection
Reference code
PT/AMM/CFLLTV/AMTV-PSP
Title type
Formal
Date range
1807-12-27 Date is certain to 1807-12-29 Date is certain
Dimension and support
1 registo; 9 imagens
Biography or history
A Paróquia de São Pedro é considerada a segunda na ordem das precedências, surgindo logo após a de Santa Maria, com a qual se acredita ter concorrido desde sempre.

Apesar do primeiro documento que refere esta igreja ser datado de 1249, acredita-se que já existiria no reinado de D. Afonso Henriques. Devido às remodelações sofridas, sobretudo no século XVI, não sabemos como este edifício era inicialmente. Não obstante, autores como Madeira Torres ou Júlio Vieira acreditam que era o que tinha melhores condições e que teria sido esse o motivo pelo qual D. João IV, ao visitar Torres Vedras, tinha ficado hospedado numa das suas dependências.

Tal como aconteceu com outras paróquias, também esta foi doada pela coroa à Casa das Rainhas.

Na sequência do decreto patriarcal de 4 de Novembro de 1859, a Paróquia de São Tiago foi anexada à de São Pedro.
Custodial history
Em Setembro de 2005, a documentação da Paróquia de São Pedro, depositada no Convento da Graça de Torres Vedras, foi incorporada no Arquivo Municipal de Torres Vedras.
Scope and content
Contém um aforamento, a anotação dos frutos e rendimentos anuais, uma apelação acerca da divisão dos territórios da paróquia, um auto cível de penhora com cláusula, em que são partes o prior e beneficiados da igreja de São Pedro e uma moradora de Lisboa, uma carta de sentença sobre os consertos da igreja e capela mor de Nossa Senhora da Oliveira do Sobral, uma carta que refere a transladação dos ossos do reverendo instituidor da capela de Travassos da igreja da Misericórdia para a da colegiada de São Pedro, certidões de uns bens de três moradores do concelho de Torres Vedras e dos beneficiados de S. Pedro, uma certidão de falecimento, um livro de certidão de missas e do ordenado do andador, tesoureiro e procurador, um contrato e obrigação que os moradores de Runa têm em relação à fábrica da freguesia de São João Baptista, uma doação, uma doação do património de António Barreto de Pina ao seu irmão Miguel Barreto de Pina, descrição das propriedades que devem ser divididas entre um privado e a ermida de Nossa Senhora da Saúde, um emprazamento de uma terra (em Alconde) e de casas (no adro de S. Pedro), uma escritura de venda de um pinhal, um documento sobre a execução de uns bens de raiz de um morador de Torres Vedras, obrigação dos caseiros da igreja de São Pedro de pagarem oitavo ao Marquês de Alegrete, Inventários das alfaias da igreja, uma lei em favor dos clérigos sobre os bens eclesiásticos (1558), um documento sobre as obrigações dos priores, uma ordem dada a um prior para que benzesse um serrado junto à ermida de S. João para nele se sepultarem soldados do exército francês, participações oficiais de casamento, um pedido de certidões de desobrigas, um pedido de certidão do requerimento feito por dois beneficiados contra o prióste, por este dar propina para corredoria aos dizimeiros da igreja, pedidos de licença para casar, uma petição para se fazer escritura de uma terra, procurações de padrinhos, provisões de dispensa de proclamas e das desobrigas de um casal, uma provisão do rei D. Henrique sobre o que devem pagar o prior, beneficiados e comendador para o colégio dos moços, um registo de capelas e missas, a relação dos títulos de dívida pública depositados na secretaria de finanças, róis de confessados de fora, uma sentença sobre uma desavença entre a paroquial de São Pedro e o cura da Freiria, uma sentença de notificação entre o prior e beneficiados de S. Pedro e o provedor e mais irmãos do Santíssimo Sacramento, uma Sentença entre o prior de S. Pedro e um beneficiado da mesma igreja, os testamentos de Álvaro Dias e do padre Pedro Fernandes e uma certidão em que se diz que os clérigos de Alenquer não pagam coimas.
Access restrictions
Consulta presencial e on-line.
Conditions governing use
As constantes no Regulamento do Arquivo Municipal de Torres Vedras.
Language of the material
Português
Related material
Paróquias de Torres Vedras; Irmandade da Cera do Corpo de Deus/ Nossa Senhora da Conceição; Irmandade da Ordem Terceira de São Francisco; Irmandade do Santíssimo Sacramento; Irmandade dos Clérigos Pobres
Notes
Os dados que constam nos campos "Datas de produção" e "Dimensão e suporte" referem-se à documentação referenciada no âmbito do projecto.
 
Lang=pt   Lang=