Fotografia. Retrato de Luís Francisco Bicudo

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Representação digital

Fotografia. Retrato de Luís Francisco Bicudo

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Fotografia. Retrato de Luís Francisco Bicudo

Detalhes do registo

Nível de descrição

Documento simples   Documento simples

Código de referência

PT/AMM/AMR/FT/PR02/252

Tipo de título

Atribuído

Título

Fotografia. Retrato de Luís Francisco Bicudo

Datas de produção

1906  a  1906 

Datas descritivas

1906

Dimensão e suporte

Cartão secundário: 14,1x8,9 cm; Fotografia: 11,1x6,8 cm

Casa fotográfica

s/i

Âmbito e conteúdo

Fotografia (prova a preto e branco). Retrato de Luis Francisco Bicudo, de traje académico, em pé, a 3/4, do seu lado esquerdo, segurando a pasta das fitas com o braço esquerdo. Sobre o cartão secundário e fotografia, dedicatória manuscrita do retratado, ao nível superior, "Para o Ilustrissimo e Exmº Sr. Bernar-/dim Raposo e sua exmª esposa/ a quem sou devedor das/ maiores demonstrações de/ amizade" e, ao nivel inferior, "Luis Francisco Bicudo/ Ilha de S. Miguel - Açôres". No verso, caricatura de Luis Francisco Bicudo, relacionando claramente o seu nome com a forma do seu nariz, sob o titulo "A ilustre casa dos Bicos", na qual se vê desenhada e pintada a figura de Luis Bicudo, segurando uma pistola e uma espingarda, envolto em balões com a onomatopeia "Pum!!" e com as legendas "As antigas armas dos antigos Bicos" e "effeitos das ditas armas"; à direita, surge fotografia de perfil de Luis Bicudo, cortada em forma de pentágono e colada, com a legenda "Bicudo" ao nível inferior, e, por baixo, desenho pintado de um brasão, de 4 campos, cada um com desenhos bicudos, e timbre composto por um nabo, com a legenda "Brasão da casa". Ao nível inferior, à direita, assinatura do caricaturista "(?) / Sarmento/ 1906". Trata-se de um "carte de visite" de Luis Francisco Bicudo (S. Miguel, Açores, 1884-1918), colega de José Maria Raposo de Sousa d'Alte Espargosa, dedicado aos pais deste, respeitante ao 3º ano da licenciatura em Direito na Universidade de Coimbra. Poeta, publicou imensos artigos críticos e contos no "Diário dos Açores". Foi sócio fundador do Coliseu Avenida, actual Coliseu Micaelense (1916). O seu maior contributo ao nível da vida intelectual do país, tão significativo quanto curta foi a sua vida, foi, sem dúvida, o facto de ter sido ele o 1º tradutor em português do "Manifesto Futurista" redigido por Filippo Tommaso Marinetti e publicado no "Le Figaro" (Paris, 20 de Fevereiro de 1909), texto que está na base do Movimento Futurista que em Portugal teve seus expoentes máximos nas figuras de Amadeo de Souza Cardoso, Mário de Sá Carneiro, Raul Leal, José Pacheco, José Almada Negreiros, Santa Rita Pintor e Fernando Pessoa, alguns regressados ao país devido à 1ª Guerra Mundial na 2ª metade da década de '10. A tradução foi publicada a 5 de Agosto de 1909 no "Diário dos Açores", de Ponta Delgada, juntamente com uma entrevista feita por Bicudo a Marinetti sobre o tema.Luis Francisco Bicudo também se encontra retratado na fotografia de grupo respeitante ao ano lectivo 1904-1905 (PT-AMM-AMR-FT-PR02-002), em lugar de destaque, sentado sobre o varandim, ao centro e em cima, sobre o grupo, sendo a figura do meio.

Cota atual

PT-AMM-AMR-FT-PR02-252 / AM-Arm. D

Cota original

OSB. 8.756

Idioma e escrita

Características físicas e requisitos técnicos

Papel impresso. Razoável estado de conservação, espelho de prata, riscos, sujidades, manchas na emulsão, tinta na emulsão. Limpeza a seco com pêra de soprar.

Unidades de descrição relacionadas

PT-AMM-AMR-FT-PR02-002

Notas de publicação

Referência bibliográficahttp://www.nch.pt/biblioteca-virtual/bol-nch15/n15-2.html; http://www.acorianooriental.pt/opinioes/readOpiniao/197669/; PEREIRA, Kleyton Ricardo Wanderley, "O homem moderno na poesia de Álvaro de Campos e Carlos Drummond de Andrade", Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Artes e Comunicação, Recife, 2009 (http://www.pgletras.com.br/2009/dissertacoes/diss-kleyton-ricardo.pdf)