Fotografia de Medalhão "António de Oliveira Salazar", da Fundição de Arte Guedes & Ribeiro
Nível de descrição
Documento simples
Código de referência
PT/AMM/AMR/FT/PR02/239
Tipo de título
Atribuído
Título
Fotografia de Medalhão "António de Oliveira Salazar", da Fundição de Arte Guedes & Ribeiro
Datas de produção
1920
a
1930
Datas descritivas
s/d, século XX
Dimensão e suporte
Diâmetro: 11,4 cm
Casa fotográfica
s/i
Âmbito e conteúdo
Fotografia (prova a preto e branco) de medalhão com retrato de António de Oliveira Salazar, com a seguinte inscrição "António de Oliveira Salazar - Tudo pela Nação - Ano XII". No verso, manuscrito "Tema do medalhão/ só com os dizeres (Tudo pela Nação ano XII)" e carimbo do fundidor: "Fundição de Arte/ Guedes & Ribeiro, L.d.ª/ Avenida da República, 1101/ Vila Nova de Gaia/ Telef. 3790".Este medalhão, juntamente com um outro com o retrato do General Carmona foi executado pela Fundição de Arte Guedes & Ribeiro para comemorar o seu 1º aniversário (século XX, finais década de 20'?), em homenagem aos chefes da Nação. A Fundição de Arte Guedes & Ribeiro, com estabelecimento na Av. da República, nº 1101, em Vila Nova de Gaia, foi fundada por António Maria Ribeiro e um sócio (Guedes), já no período do Estado Novo. Nasceu da fusão de 2 fundições muito importantes à altura, a Fundição Adelino Sá Lemos e a Fundição da Empresa Artística Teixeira Lopes. António Maria Ribeiro era também o seu director artístico. A partir da década de 40', dedica-se sobretudo aos bronzes artísticos.
Cota atual
PT-AMM-AMR-FT-PR02-239 / AM-Arm. D
Cota original
Inv. 11.618-96
Cota antiga
OSB. 8.930
Características físicas e requisitos técnicos
Papel impresso. Razoável estado de conservação, vincos, sujidades, retoque na margem da imagem. Limpeza a seco com pêra de soprar.
Notas de publicação
Referência bibliográficaCatálogo da Fundição de Arte Guedes & Ribeiro (C.M.M. OSB.8495) e TRANCOSO, Teresa Maria Pinto, "Um estudo sobre a obra de António Maria Ribeiro: cinzelador, ourives, escultor e desenhador portuense. 1889-1962", Dissertação de Mestrado em Artes Decorativas, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 2009, pp.79-80.