Fotografia. Retrato de Maria de Jesus Xavier de Figueiredo e Melo Oriol Pena e de Bernardim Raposo de Sousa d'Alte Espargosa

Available actions

Reader available actions

 

Fotografia. Retrato de Maria de Jesus Xavier de Figueiredo e Melo Oriol Pena e de Bernardim Raposo de Sousa d'Alte Espargosa

Description details

Description level

Simple document   Simple document

Reference code

PT/AMM/AMR/FT/PR02/085

Title type

Atribuído

Date range

1890  to  1910 

Descriptive dates

s/d, século XIX (finais)/ século XX (inícios)

Dimension and support

Cartão secundário: 21,5x13,7 cm; Fotografia: 18,1x12 cm

Producer

n/i

Photo house

Coroa com iniciais "C." e "I.", n/i

Scope and content

Fotografia (prova a preto e branco). Retrato de Maria de Jesus Xavier de Figueiredo e Melo Oriol Pena e Bernardim Raposo de Sousa d'Alte Espargosa, tirado no exterior da casa, junto a uma janela. O homem encontra-se sentado em cadeira e a senhora em pé, ao seu lado direito. No verso, surge carimbo da casa fotográfica, contituído por uma coroa e as iniciais "C." e "I.", não identificada.

Bernardim Raposo de Sousa d'Alte Espargosa (Lisboa, 1859 - ?), filho de Francisco de Paula Raposo de Sousa d'Alte Espargosa e de Maria Benedita Pereira Palha de Faria Lacerda, casou com Maria de Jesus Xavier de Figueiredo de Melo e Oriol Pena, filha de Inácio Xavier de Figueiredo Oriol Pena e de Maria Teresa de Sousa Vadre de Santa Marta Mesquita e Melo, em Santarém, no ano de 1886, vindo a fixar-se em Torres Novas, onde foi detentor de vasto património fundiário. Tiveram um único filho, José Maria Raposo de Sousa d'Alte Espargosa (1886 - 1974), licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1908, e que dedicou a vida à administração do património herdado de seus pais, em particular várias quintas com exploração agrícola significativa.

Description physical location

PT-AMM-AMR-FT-PR02-085 / AM-Arm. D

Original numbering

OSB. 8.799

Old material language

Português

Language of the material

Physical characteristics and technical requirements

Papel impresso. Danificado, amarelecimento, desvanecimento, ligeiro espelho de prata, sujidades, riscos, manchas. Cartão secundário com foxing, sujidades. Limpeza a seco com pêra de soprar.