Fotografia. Retrato de Maria de Jesus Xavier de Figueiredo e Melo Oriol Pena (?), por Redondo
Nível de descrição
Documento simples
Código de referência
PT/AMM/AMR/FT/PR02/077
Tipo de título
Atribuído
Título
Fotografia. Retrato de Maria de Jesus Xavier de Figueiredo e Melo Oriol Pena (?), por Redondo
Datas de produção
1910
a
1920
Datas descritivas
s/d, posterior a 1910
Dimensão e suporte
Cartão secundário: 24,1x15 cm; Fotografia: 15x9,7 cm
História administrativa/biográfica/familiar
O atelier "Redondo" instalou-se no Palácio Foz, em Lisboa, depois de 1901, ano em que o edifício passa a ser arrendado parcelarmente a várias pessoas, incluindo fotógrafos.
Casa fotográfica
Redondo, Palácio Foz, Avenida da Liberdade, Lisboa
Localidade descritiva
Lisboa
Âmbito e conteúdo
Fotografia (prova a preto e branco). Retrato de senhora, de frente, não identificado, mas muito provavelmente trata-se de Maria de Jesus Xavier de Figueiredo e Melo Oriol Pena. O cartão secundário encontra-se gravado com o nome e endereço da casa fotográfica: respectivamente, no canto inferior esquerdo, "Redondo"; no canto inferior direito, "Avenida da Liberdade/ Palácio Foz/ Lisboa". A fotografia é posterior a 1901, uma vez que a casa fotográfica só se instalou no Palácio Foz depois deste ano.Maria de Jesus Xavier de Figueiredo e Melo Oriol Pena (Leiria, 1864 - ?), filha de Inácio Xavier de Figueiredo Oriol Pena e de Maria Teresa de Sousa Vadre de Santa Marta Mesquita e Melo, casou com Bernardim Raposo de Sousa d'Alte Espargosa, em Santarém, no ano de 1886. Tiveram um único filho, José Maria Raposo de Sousa d'Alte Espargosa (1886-1974).
Cota atual
PT-AMM-AMR-FT-PR02-077 / AM-Arm. D
Cota original
OSB.8.810
Características físicas e requisitos técnicos
Papel impresso. Razoável estado de conservação, sujidades, riscos. Cartão secundário com ligeira curvatura, sujidades. Limpeza a seco com pêra de soprar.
Unidades de descrição relacionadas
PT-AMM-AMR-FT-PR02-078; PT-AMM-AMR-FT-PR02-079
Notas
O Palácio Foz foi arrendado, a partir de 1901, a vários fotógrafos, ourives, alfaiates e modistas, pelo que o atelier de Redondo é posterior a esta data, e consequentemente, esta fotografia. Existem 3 retratos com as mesmas características, um do seu esposo, Bernardim Raposo de Sousa d'Alte Espargosa e outros 2 de homem idoso, muito provavelmente pai deste último, Francisco de Paula Raposo de Sousa d'Alte Espargosa, da autoria de Redondo, sob as cotas PT-AMM-AMR-FT-PR02-045, PT-AMM-AMR-FT-PR02-043 e 046, bem como mais duas fotografias da retratada em diferente posição, sob as cotas PT-AMM-AMR-FT-PR02-078 e PT-AMM-AMR-FT-PR02-079.