Fotografia de "Grande Vaso Etrusco" representando um bacanal, de António Maria Ribeiro, por Fotografia Guedes

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Fotografia de "Grande Vaso Etrusco" representando um bacanal, de António Maria Ribeiro, por Fotografia Guedes

Detalhes do registo

Nível de descrição

Documento simples   Documento simples

Código de referência

PT/AMM/AMR/FT/PR02/007

Tipo de título

Formal

Título

Fotografia de "Grande Vaso Etrusco" representando um bacanal, de António Maria Ribeiro, por Fotografia Guedes

Datas de produção

1920  a  1932 

Datas descritivas

s/d, posterior a 1920 e anterior a 1932

Dimensão e suporte

Cartão secundário: 39x27,3 cm; Fotografia: 23x16,7 cm

História administrativa/biográfica/familiar

A casa Fotografia Guedes foi fundada por Henrique António Guedes de Oliveira (1865-1932), em 1892, sendo o seu estabelecimento situado na Rua de Santa Catarina, nº 262, no Porto. A partir de 1905, contou com a colaboração de seu irmão Constantino Guedes, que durante algum tempo exerceu funções de operador na Casa Biel. O arquivo da Casa Guedes encontra-se no Arquivo Municipal do Porto.

Casa fotográfica

Fotografia Guedes, Rua de Santa Catarina, nº 262, Porto

Localidade

Localidade descritiva

Porto

Âmbito e conteúdo

Fotografia (prova a preto e branco) representando peça de ourivesaria, uma taça em prata decorada com representação de bacanal, com base em pedra, na qual se encontra chapa com legenda "A Guarnição militar de Lisboa à Guarnição de Madrid. Abril de 1920", da autoria do escultor cinzelador António Maria Ribeiro. Peça fotografada sobre mesa coberta com tecido negro, sobre fundo negro. No cartão secundário encontra-se escrito, ao nível superior, "António Maria Ribeiro, escultor cinzelador, Ourivesaria d'Arte", e, ao nível inferior, a legenda "«Grande Vaso Etrusco. Bachanal» oferecido pelo Ministério da Guerra de Portugal à Guarnição Militar de Madrid, alt. 0,80". Por baixo do canto inferior direito da fotografia, encontra-se o carimbo da casa fotográfica, no qual se lê "Phtª Guedes. Stª Catharina, 262 = Porto". No canto inferior esquerdo do cartão secundário, surge a inscrição "Lincoln - escreveu -".

Cota atual

PT-AMM-AMR-FT-PR02-007 / AM-Arm. D

Cota original

Inv.11.618-7/A

Cota antiga

OSB.8.900

Idioma e escrita

Características físicas e requisitos técnicos

Papel impresso. Razoável estado de conservação, sujidades, riscos, manchas. Cartão secundário com rasgão (canto sup esq.), vincos, foxing, sujidades e peq. perfurações. Limpeza a seco com pera de soprar e estabilização do cartão secundário com fita Filmoplast P.

Unidades de descrição relacionadas

PT-AMM-AMR-FT-NG01-025;PT-AMM-AMR-FT-PR02-058

Notas de publicação

Referência bibliográficahttp://balcaovirtual.cm-Porto.pt/PT/cultura/arquivos/arquivomunicipal/arquivosprivados/arquivof(...) TRANCOSO, Teresa Maria Pinto, "Um estudo sobre a obra de António Maria Ribeiro: cinzelador, ourives, escultor e desenhador portuense. 1889-1962", Dissertação de Mestrado em Artes Decorativas, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 2009, p.148.

Notas

A fotografia é posterior a 1920, data da realização da peça fotografada, e anterior a 1932 (falecimento de Henrique Guedes).